RCA - Revista Científica Anchieta

Edit Content

RCA – Revista Científica Anchieta

2019

Volume 14 – Número 15

Artigos Especiais:

1.A IMPORTÂNCIA DO USO DE EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA NO SETOR PRODUTIVO DA EMPRESA CEJEN ENGENHARIA. 

Dayane Nunes Neves; et al.
RCA 2019;14(14): 04-29.

Baixe em português

O atual estudo expôs os principais conceitos sobre saúde e segurança no trabalho e sua aplicação dentro da organização Cejen Engenharia Ltda. Esta pesquisa teve como foco a área de produção da sede da organização localizada em Curitiba-PR, a qual necessita de uma nova abordagem em relação a saúde e segurança dos colaboradores. Fez-se necessário a suposição de estratégias para se atingir a excelência na área de saúde dos colaboradores mediante a conscientização e a mudança de comportamento, para uma melhor condição no desempenho das atividades. O tema foi desenvolvido a partir de uma revisão teórica a respeito do assunto, abordando o sistema de segurança da organização estudada mostrando os meios já utilizados pelos mesmos e o que é necessário a ser desenvolvido. Foram incluídos também os resultados obtidos a partir de entrevistas e questionários realizados com os colaboradores. Quanto a conclusão, para que o trabalho seja realizado de forma

2. DESENVOLVIMENTO DE EQUIPE DE ALTA PERFORMANCE EM DUAS INDÚSTRIAS DO BAIRRO CIDADE INDUSTRIAL DE CURITIBA, NO PARANÁ. 

Danielle Cordeiro Da Silva; et al.

RCA 2019;14(14): 30-57.

Baixe em Português

As equipes de alta performance destacam-se nas organizações por apresentarem particularidades em relação a sua competência em desenvolver e executar os processos com métodos que permitem planejar, tomar decisões e garantir a qualidade de seus serviços. Na pesquisa em questão, busca-se captar melhor a contribuição das equipes de alta performance em duas empresas, as quais vêm aplicando as técnicas do método de alta performance. Os resultados indicam que as equipes observadas possuem a maioria dos atributos mencionados. Desse modo, pode-se assegurar que os resultados que as equipes apresentaram demonstram um elevado nível de envolvimento entre os membros da empresa com a metodologia apresentada pelos autores

Palavras-Chave: Equipes, Resultados, Alta Performance.

3. GESTÃO DE ESTOQUE: A IMPORTÂNCIA DE INVESTIR EM UMA GESTÃO ADEQUADA NA EMPRESA DANTI COMÉRCIO DE TINTAS E PRODUTOS AUTOMOTIVOS LTDA. 

Student loyalty in private heis, through the management model: a marketing strategy based on consumer buying behavior.

Gabriel Pires de As; et al.
RCA 2019;14(14): 58-80.

Baixe em Português

Gestão de estoque ou também conhecido como controle de estoque, é o processo que administra desde a chegada do material até a sua saída para a venda ou distribuição, é fundamental para o equilíbrio econômico e financeiro de uma empresa, o objetivo deste estudo é realizar uma análise de como é feita a gestão de estoque, e indicar possíveis ações com potencial de melhoria na forma como é gerido, juntamente com a empresa Danti distribuidora que abriu seu processo para nós, analisamos as formas que usam para receber e dar baixa no sistema de produtos, a forma que é contabilizada o estoque, e os giros de produtos por data de validade, para ter acesso a essas informações usamos o questionário respondido pelo responsável do local, e chegamos a conclusão que conforme descrito no decorrer do trabalho, hoje o que mais gera um custo para a empresa é uma falta de processo para vender primeiramente os itens com validade menor, a empresa conta hoje com dois funcionários para fazer a separação e despacho da mercadoria, o encarregado e um auxiliar, devido a pandemia,

Palavras-chave: equilíbrio econômico, gestão de estoque e processos.

4. IMPACTO DA PANDEMIA COVID-19 NA GESTÃO DO COMÉRCIO DA M&I PRESENTES LTDA. 

Ketelin Luana Macedo; et al.
RCA 2019;14(14): 81-104.

Baixe em Português

: A pandemia da COVID-19 tem se apresentado como um dos maiores desafios em escala global, o vírus se espalhou de tal  aneira que as autoridades tiveram que tomar medidas drásticas e rápidas para conter a disseminação, que representa em nosso país um importante problema de saúde pública. O  mercado teve que elaborar estratégias para sobreviver, com uma tendência de inovação e mudança para se adaptar com o novo cenário. O atual estudo foi desenvolvido sobre um pequeno comércio localizado na região de Curitiba. Apresenta como objetivo geral estudar o impacto da pandemia do COVID-19 no comercio M&I Presentes LTDA, analisar e entender como estão lidando com o ocorrido não esperado e compreender quais foram seus métodos para manter o estabelecimento na ativa. Como instrumento de coleta de dados foi realizado uma pesquisa com a gestora do comércio com perguntas relevantes ao estudo. Dessa forma realizamos um levantamento em relação ao  estabelecimento sobre quais as maiores dificuldades enfrentadas durante esse processo pandêmico e

5. A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO PARA A EMPRESA SOARES BATERIAS.  

 

Carla Toyomoto da Luz; et al.

RCA 2019;14(14): 105 -122.

 

Baixe em Português

O artigo a seguir trata a importância do planejamento financeiro para a empresa Soares Baterias, e como ele impacta nos resultados de pequenas empresas brasileiras, sendo essencial o planejamento financeiro dentro das organizações, principalmente na crise em que estamos vivendo. Em um mundo de constantes mudanças é preciso estar preparado diante de qualquer cenário. Com a pandemia do covid-19 o mercado brasileiro foi muito afetado economicamente, segundo pesquisas do Sebrae 58,9% das empresas acabaram encerrando suas atividades temporariamente, já o setor de baterias não sentiu tanto este impacto, pois o ramo de transportes (alimentos, remédios, produtos, pessoas, combustíveis, ambulatoriais) continuou ativo, pois se torna essencial. Nos últimos meses o setor de  baterias tem sofrido com falta de matéria prima e chumbo, por conta da pandemia as fronteiras fecharam e os fornecedores pararam, ocasionando o aumento no valor da matéria prima. Com a chegada da crise, a empresa Soares Baterias constatou uma dívida que vinha desde dezembro de 2019 por uma má administração financeira causada pelo gestor da época, a partir desta situação o proprietário começou a reestruturar a empresa 

6. PLANEJAMENTO E GESTÃO DE ESTOQUE PARA DANTAS DISTRIBUIDORA

Bruna Gonçalves de Siqueira; et al.
RCA 2019;14(14): 123-144

Baixe em Português

as melhorias nos processos logísticos são fundamentais para contribuição do crescimento de uma empresa, pois essas estão diretamente ligadas ao desenvolvimento econômico. Empresas que possuem uma boa definição, gerenciamento de estoque e conhecem seus produtos tentem a obter resultados positivos de forma mais rápida e com maior definição e planejamento de futuro. Porém, ainda existem muitas empresas que não dão a devida importância para esse processo e muitas vezes, acaba sendo pela falta de conhecimento, falta de profissionais qualificados para gerenciar as atividades ou a falta de informações necessárias para estabelecer as melhorias nos procedimentos. Construir uma gestão de estoque eficiente para uma empresa é fundamental para que ela obtenha sucesso, a falta deste controle pode ser essencial para comprometer a estrutura do negócio e consequentemente gerar muitos custos e desperdícios para o empreendedor. Diante disso, o objetivo desse trabalho é analisar o estoque e ferramentas utilizadas pela Distribuidora Dantas, um 

7. MARKETING: ESTRATÉGIAS DE VENDAS DA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS ANTONIO MARANHÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA. 

Beatriz Azevedo Machado; et al.
RCA 2019;14(14): 145-169.

Baixe em Português

Diante do cenário atual que o mundo está passando devido ao Covid-19, muitas empresas estão enfrentando barreiras para se manterem ativas no mercado. Para que essas empresas possam passar por essa fase, se vê necessário algumas estratégias fundamentais para se sobressair em relação aos demais concorrente. Neste trabalho, foram usadas algumas metodologias de marketing com a finalidade de identificar quais seriam as estratégias que os empresários precisam aderir para aumentar suas vendas. O presente estudo, por sua vez foi elaborado baseado na distribuidora de bebidas Antonio Maranhão, onde seu principal objetivo foi analisar quais seriam as demandas necessárias para se ter uma evolução no que diz respeito ao crescimento dessa microempresa. A principal ferramenta usada para essa análise, foi a

8. ESCRITÓRIO ENXUTO: IMPLANTAÇÃO DO LEAN OFFICE EM UMA FUNDAÇÃO DE APOIO A UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ.

Andreza Rodrigues Da Silva; et al.
RCA 2019;14(14): 170-189.

Baixe em Português

O conteúdo desse artigo retrata a importância da melhoria contínua dentro das organizações, baseado no método Lean Office. Atualmente é imprescindível para toda empresa, oferecer a seus clientes produtos e serviços com o máximo de qualidade e eficiência, por tanto surgiu à oportunidade da implantação do método escritório enxutoem uma Fundação de Apoio a Universidade Federal do Paraná, visto que por se tratar de uma empresa de pequeno porte, possui diversos problemas internos que podem ser resolvidos através de ferramentas da qualidade. Em áreas administrativas é extremamente difícil a identificação de desperdícios, pois estes ocorrem no fluxo de informações, e etapas realizadas no dia a dia. Para a correta análise e identificação desses problemas foi essencial, uma verificação em todo o processo de trabalho e uma

9. GESTÃO MERCADOLÓGICA E POTENCIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE EMBALAGENS. 

 

Edimilson Ribeiro Corrêa; et al.

RCA 2019;14(14): 190- 217.

Baixe em Português

A conveniência do estudo realizado deu pelo objetivo identificar a gestão mercadológica e a potencialização da produção de embalagens na empresa EMBRART EMBALAGENS INTELIGENTES e seus benefícios proporcionados á organização e seus clientes. Para o levantamento de dados e a realização das análises foram
utilizados métodos por meio da pesquisa qualitativa, o qual foi fundamental para adquirir os dados buscados dentre o público-alvo da organização. Foram abordados os princípios de marketing e de seus segmentos, explanando sobre os 4 p´s, análise SWOT

10. A IMPLEMENTAÇÃO DA LOGÍSTICA REVERSA EM UMA INDÚSTRIA ELETRÔNICA.

 

Cintia Barbara Alves Izidoro; et al.
RCA 2019;14(14): 218- 236.

Baixe em Português

A conveniência do estudo realizado deu pelo objetivo identificar a gestão mercadológica e a potencialização da produção de embalagens na empresa EMBRART EMBALAGENS INTELIGENTES e seus benefícios proporcionados á organização e seus clientes. Para o levantamento de dados e a realização das análises foram
utilizados métodos por meio da pesquisa qualitativa, o qual foi fundamental para adquirir os dados buscados dentre o público-alvo da organização. Foram abordados os princípios de marketing e de seus segmentos, explanando sobre os 4 p´s, análise SWOT

11. POSTURA DO LÍDER NA CONDUÇÃO DE EQUIPE EM EMPRESA DE REFEIÇÕES INDÚSTRIAS.

 

Bianca Pereira dias; et al.
RCA 2019;14(14): 237- 261.

Baixe em Português

O presente trabalho aborda o tema referente a postura do líder na condução de equipe em uma empresa de refeição industrial, determinando a sua importância dentro de uma organização, buscando sempre reforçar que o auxílio da tecnologia e inovação são necessários para manter uma competitividade ocasionando a
lucratividade. Uma organização necessita da colaboração e participação de todos os envolvidos para que haja uma boa liderança com tomadas de decisão claras e objetivas, o seu objetivo geral é fazer um auto-analise da rotina de tudo e todos para traçar um mapeamento estratégico. Toda e qualquer empresa exige um determinado segmento de um padrão de excelência dentro dela com cada profissional, indiferentemente do seu cargo ocupado, os lideres exigem um influencia que gere resultados dos seus liderados. A metodologia utilizada desenvolveu-se através de meio de pesquisas bibliográficas e uma junção de quadros demonstrativos e figuras ilustrativas, na descrição dos conceitos

Edit Content

A RCU – Revista Científica UniEnsino, é um periódico de divulgação científica, publicado pelo Centro Universitário de Ensino, Ciência e Tecnologia do Paraná – UniEnsino, a qual tem por finalidade publicar trabalhos de caráter interdisciplinar, priorizando os resultados de pesquisas, estudos teóricos e ensaios de temáticas pertinentes às Ciências Ambientais, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias, Saúde e Ciências da Vida, Comunicação, Artes e Design, Educação e Ciências Humanas, conforme chamadas específicas periódicas.

Os artigos submetidos à Revista são inicialmente avaliados pelo Comitê Editorial o qual procede a verificação do atendimento às normas, enquadramento no escopo da Revista e mérito do artigo para publicação. Após esta avaliação inicial pelos editores, os artigos poderão ser devolvidos aos autores para adequação às normas da Revista.

O corpo de avaliadores é formado por pesquisadores provenientes das diferentes áreas das Ciências. Os trabalhos recebidos são encaminhados para, no mínimo, dois pareceristas, que avaliam os textos às cegas, ou seja, os avaliadores não têm acesso ao nome dos autores e vice-versa. Uma lista dos assessores ad hoc avaliadores dos trabalhos constantes na edição, é publicada ao final da revista a cada publicação. Uma vez aceito para publicação, o trabalho será encaminhado para revisão final e, na sequência, para diagramação.

A submissão de um trabalho significa que os autores, automaticamente, transferem todos os direitos de publicação. O autor responsável recebe um formulário de cessão de direitos autorais, que deverá retornar ao Conselho Editorial da Revista, firmado por todos os autores. O conteúdo e as opiniões apresentadas nos trabalhos publicados não são de responsabilidade da revista, sendo o(s) autor(es) do artigo responsável(is) pelo conteúdo dele.

A revista é disponibilizada online, semestralmente, em fluxo contínuo e os textos são disponibilizados em formato PDF, eletronicamente. A RCU – Revista Científica UniEnsino oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Edit Content

Diretrizes para autores

A Revista UniEnsino, é um periódico de divulgação científica, publicado pelo Centro Universitário de Ensino, Ciência e Tecnologia do Paraná – UniEnsino, a qual tem por finalidade de publicar trabalhos de caráter interdisciplinar, priorizando os resultados de pesquisas, estudos teóricos e ensaios de temáticas pertinentes às Ciências Ambientais, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias, Saúde e Ciências da Vida, Comunicação, Artes e Design, Educação e Ciências Humanas.

Os artigos submetidos à Revista são inicialmente avaliados pelo Comitê Editorial o qual fará a verificação do atendimento às normas, enquadramento no escopo da Revista e mérito do artigo para publicação. Após esta avaliação inicial pelos editores, os artigos poderão ser devolvidos aos autores para adequação às normas da Revista.

O corpo de avaliadores é formado por pesquisadores provenientes das diferentes áreas das Ciências. Os trabalhos recebidos serão encaminhados para, no mínimo, dois pareceristas, que avaliarão os textos às cegas, ou seja, os avaliadores não terão acesso ao nome dos autores e vice-versa. Uma lista dos assessores ad hoc avaliadores dos trabalhos constantes na edição, será publicada ao final da revista. Uma vez aceito para publicação, o trabalho será encaminhado para revisão final e, na sequência, para diagramação.

A submissão de um trabalho significa que os autores, automaticamente, transferem todos os direitos de publicação. O autor responsável receberá um formulário de cessão de direitos autorais, que deverá retornar ao Conselho Editorial da Revista, firmado por todos os autores. O conteúdo e as opiniões apresentadas nos trabalhos publicados não são de responsabilidade da revista, sendo o autor do artigo responsável pelo conteúdo dele.

A Revista UniEnsino não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores.

O Comitê Editorial de cada número reserva o direito de introduzir alterações nos originais, respeitando o estilo e as opiniões dos autores, de forma a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação.

A Revista UniEnsino, não cobra taxas para submissão, processamento ou publicação dos artigos. Para submeter um artigo, resenha, caso de ensino, short paper, artigos de opinião, devem ser seguidas as orientações para formatação e respeitadas as condições para submissão.

Observações:

A Revista UniEnsino recomenda que não sejam enviados artigos tipo revisão de literatura de temas/assuntos teóricos já consolidados na literatura da área, bem como artigos bibliométricos.

O número máximo de autores/coautores em um artigo é de 5 (cinco).

Espera-se que as contribuições (artigos e resenhas) tragam avanços teóricos ou teórico empírico significativos para a respectiva área de concentração.

As contribuições devem estar de acordo com as normas de formatação da Revista UniEnsino.

As referências bibliográficas deverão estar citadas no artigo ou resenha e vir ao final do manuscrito seguindo a norma ABNT.

– Tabelas, quadros, gráficos e figuras devem vir presentes no corpo do texto e numerados, e não ao final do documento.

– Extensão dos trabalhos: Artigos devem ter no mínimo 15 (quinze) e no máximo 25 (vinte e cinco) páginas, incluindo referências, apêndices e anexos. Entrevistas serão elaboradas em, no máximo, 10 (dez) páginas. Short papers não devem ultrapassar 8 (oito) páginas (a template/modelo específica(o) deve ser solicitada aos editores).

Condições para submissão 

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em “Comentários ao editor”.
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word e podem ser submetidos nos idiomas espanhol, inglês e português.
  3. O artigo está acompanhado de resumo de até 250 palavras em parágrafo único, seguido de 3 a 6 palavras-chave. O artigo possui título em inglês, e abstract com Keywords correspondentes. O resumo descreve suscintamente: a origem do artigo, objetivos, metodologia utilizada, resultados principais e conclusões.
  4. O artigo possui entre 15 e 20 páginas.

O texto está em espaço simples; usa fonte Times New Roman de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

  1. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  2. NÃO ANEXE O TEXTO COM SUA IDENTIFICAÇÃO (NOME). A identificação de autoria deste trabalho deve ser removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), foram seguidas.
  3. Deve ser enviado arquivo separado com o título do artigo e a autoria do mesmo.
  4. SOMENTE COMO BASE PARA OS ARTIGOS TECNOLÓGICOS E CASOS PARA ENSINO. Sugerimos seguir os seguintes roteiros para elaboração (NO ENTANTO AS NORMAS DE SUBMISSÃO E FORMATAÇÃO DA RCU DEVEM SER SEGUIDAS):

ARTIGOS TECNOLÓGICOS

http://www.anpad.org.br/m/content.php?e=aWRfZXZlbnRvPTQmaWRfdGV4dG89NTE=

CASOS PARA ENSINO

http://www.anpad.org.br/Normas_Casos_para_Ensino_2012.pdf

  1. Os autores não submeteram mais de um artigo na Revista UniEnsino de forma simultânea ou não publicaram artigos no mesmo ano.
  2. Em caso de aceite para publicação enviar, ainda, arquivo separado com o texto a seguir:

Declaração de Direito Autoral

Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal: https://querouniensino.com.br/revista-cientifica-uniensino/

Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais

separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

  1. Política de Privacidade: Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Edit Content

Comitê Editorial / Editorial Committee

Editor Chefe: Prof. MsC. Chrystian Renan Barcelos – UniEnsino – Brasil

Editores Assistentes:

Prof. MsC. Carlos Eduardo Maran Santos – UniEnsino – Brasil

Profa. Dra. Maria Carolina Vieira Da Rocha – UniEnsino – Brasil

Profa. Dra. Cecilia Fabiana Da Gama Ferreira – UniEnsino – Brasil

Dr. Paulo Cezar Gregório – UniEnsino – Brasil

Conselho Editorial / Editorial Council

Dr. Ângelo Augusto Valles de Sá Mazzarotto – UniEnsino – Brasil

Dra. Denise Fukumi Tsunoda – DECIGI-UFPR – Brasil

Dr. Edelvino Razzolini Filho – PPGGI-UFPR – UniEnsino – Brasil

Dr. Edson J. P. da Rocha – UniEnsino – Brasil

Dr. Eugênio de Paula Júnior – UniEnsino – Brasil

Dr. Humberto Stadler – Departamento de Administração UEPG – Brasil

Dr. Iglê Santos Pequeno – UniEnsino – Brasil

Dr. José Edmilson de Souza Lima – UniEnsino – Brasil

Dra. Katya Regina Isaguirre – UniEnsino – Brasil

Dr. Marcelo Coelho – UniEnsino – Brasil

Dra. Maria Cristina Borges Da Silva – UniEnsino – Brasil

Dra. Maria do Carmo Duarte Freitas – PPGGI-UFPR – Brasil

Dr. Maurício Robert – UniEnsino – Brasil

Dr. Nelson Pereira Castanheira – Uninter – Brasil

Dra. Patrícia Raquel da Silva Sottoriva – UniEnsino – Brasil

Dr. Roberto Cervi – DAGA-UFPR – Brasil

Dra. Rosane do Carmo Machado – UniEnsino – Brasil

Dra. Sílvia Facal – Universidad de la Empresa – UDE – Uruguay

Dra. Taiane Ritta Coelho – PPGGI-UFPR – Brasil

SIB UniEnsino – Sistema Integrado de Bibliotecas: Esp. Jonathan Felipe Espigiorin de Oliveira (CRB 9 – 202203/P)


Periodicidade da publicação: Semestral / Publicação em fluxo contínuo;

Os textos são disponibilizados em formato pdf.

Idioma(s) que serão aceitos os artigos:

Os artigos podem ser submetidos nos idiomas espanhol, inglês e português.


Autor corporativo: 

UniEnsino – Centro Universitário de Ensino, Ciência e Tecnologia do Paraná 

Campus Sede: Rua Ten. Tito Teixeira de Castro, 1222 – Boqueirão

Curitiba – PR – Brasil – CEP 81670-430

Fone: +55 (41) 3123-7500

e-mail: revistauniensino@faculdadeanchieta.edu.br

Informações Complementares:

Todo o conteúdo da Revista (incluindo-se instruções, política editorial e modelos) está sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso em ambientes educacionais, de pesquisa e não comerciais, com atribuição de autoria obrigatória.

O © copyright dos artigos e de entrevistas pertence aos respectivos autores / entrevistados com cessão de direitos para a Revista UniEnsino no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares/pós print) em sistemas / ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.

Os autores têm permissão e são encorajados a depositar seus artigos em páginas pessoais, repositórios e/ou portais institucionais antes (pré-print) e após (pós-print) à publicação na Revista UniEnsino. Solicita-se apenas que, quando possível, a referência bibliográfica (incluindo o link/URL do artigo) seja elaborada com base na publicação na revista UniEnsino.

Edit Content

2018 – Volume 13 – Número 14

2017 – Volume 12 – Número 13

2016 – Volume 12 – Número 12

2015 – Volume 11 – Número 11

2014 – Volume 10 – Número 10

2013 – Volume 9 – Número 9

2012 – Volume 8 – Número 8

2011 – Volume 7 – Número 7

2010 – Volume 6 – Número 6

2009 – Volume 5 – Número 5

2008 – Volume 4 – Número 4

2007 – Volume 3 – Número 3

2006 – Volume 2 – Número 2

2005 – Volume 1 – Número 1

 

× Como posso te ajudar?