Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica, em Nível Superior (2001) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (2005/2006), o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura, da UniEnsino destaca, para a formação do licenciado em Pedagogia:
• O conhecimento da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania;
• A pesquisa, a análise e aplicação dos resultados de investigações de interesse da área educacional;
• A participação na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino;
• O desenvolvimento de competências relacionadas ao comprometimento com os valores estéticos, políticos e éticos, constantes da sociedade democrática;
• O desenvolvimento de competências referentes à compreensão da função social da Escola, que atenda às novas exigências colocadas pelas demandas sociais e pelos avanços da ciência e tecnologia;
• O desenvolvimento de competências relacionadas aos conteúdos a serem socializados, dando uma sólida formação teórica que garanta novas formas de abordagem da relação teórico-prático, do trabalho coletivo e interdisciplinar e da gestão da escola;
• O desenvolvimento de competências referentes ao gerenciamento do próprio aperfeiçoamento profissional, contínuo, em espaços escolares e não escolares;
• O desenvolvimento de competências referentes ao processo de investigação que possibilite o aperfeiçoamento da prática pedagógica;
• Conhecimentos e competências para o desenvolvimento profissional (incluindo cultura geral e profissional, conhecimentos sobre crianças, jovens e adolescentes;
As práticas profissionais estão profundamente alicerçadas na Atividade Acadêmica Supervisionada, onde o aluno arregimenta informações da realidade onde está inserido e as alia aos conteúdos programáticos na construção e reconstrução do saber. Como estão envolvidas a consecução de objetivos e a avaliação do processo formativo, o aluno é levado a apresentar desempenho consoante a ações profissionais plenas.
Por outro lado, em cada unidade curricular há a possibilidade de emprego de seus conhecimentos em função da análise crítica e também profissional tanto do que se registra na bibliografia ao qual tem acesso assim como nos encontros que assiste; o aluno se profissionaliza a partir do momento que desenvolve senso crítico como um profissional – a cada momento que é confrontado com a realidade e a ela responde, indaga, reage e avalia.
Disciplina |
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS I |
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO |
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO |
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO |
JOGOS, RECREAÇÃO E DINÂMICAS DE GRUPO |
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS II |
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO |
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM |
LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS III |
DIDÁTICA |
METODOLOGIA CIENTÍFICA |
METODOLOGIA DO ENSINO DA GEOGRAFIA |
METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE |
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – OBSERVAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA |
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS IV |
METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E INSTITUCIONAL |
METODOLOGIA DO ENSINO DA HISTÓRIA |
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II – PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS V |
CURRÍCULOS E PROGRAMAS |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) |
LITERATURA INFANTO JUVENIL E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III – PRÁTICA PEDAGÓGICA NA GESTÃO E SERVIÇOS DE APOIO ESCOLAR |
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS VI |
DIREITOS HUMANOS, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, AFRICANA E INDÍGENA |
METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA |
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS |
OPTATIVA III |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV – PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS VII |
EDUCAÇÃO EM CONTEXTO NÃO ESCOLAR |
METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS |
DISTÚRBIOS/DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM |
GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO V – PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO NÃO ESCOLAR |
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS VIII |
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA |
PSICOMOTRICIDADE |
METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA |
TCC – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Eletivas |
OPTATIVA – ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL |
OPTATIVA – TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS |
OPTATIVA – MATEMÁTICA ELEMENTAR |
Total de carga horária : 3580 |