 
															Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica, em Nível Superior (2001) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (2005/2006), o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura, da UniEnsino destaca, para a formação do licenciado em Pedagogia:
• O conhecimento da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania;
• A pesquisa, a análise e aplicação dos resultados de investigações de interesse da área educacional;
• A participação na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino;
• O desenvolvimento de competências relacionadas ao comprometimento com os valores estéticos, políticos e éticos, constantes da sociedade democrática;
• O desenvolvimento de competências referentes à compreensão da função social da Escola, que atenda às novas exigências colocadas pelas demandas sociais e pelos avanços da ciência e tecnologia;
• O desenvolvimento de competências relacionadas aos conteúdos a serem socializados, dando uma sólida formação teórica que garanta novas formas de abordagem da relação teórico-prático, do trabalho coletivo e interdisciplinar e da gestão da escola;
• O desenvolvimento de competências referentes ao gerenciamento do próprio aperfeiçoamento profissional, contínuo, em espaços escolares e não escolares;
• O desenvolvimento de competências referentes ao processo de investigação que possibilite o aperfeiçoamento da prática pedagógica;
• Conhecimentos e competências para o desenvolvimento profissional (incluindo cultura geral e profissional, conhecimentos sobre crianças, jovens e adolescentes;
As práticas profissionais estão profundamente alicerçadas na Atividade Acadêmica Supervisionada, onde o aluno arregimenta informações da realidade onde está inserido e as alia aos conteúdos programáticos na construção e reconstrução do saber. Como estão envolvidas a consecução de objetivos e a avaliação do processo formativo, o aluno é levado a apresentar desempenho consoante a ações profissionais plenas.
Por outro lado, em cada unidade curricular há a possibilidade de emprego de seus conhecimentos em função da análise crítica e também profissional tanto do que se registra na bibliografia ao qual tem acesso assim como nos encontros que assiste; o aluno se profissionaliza a partir do momento que desenvolve senso crítico como um profissional – a cada momento que é confrontado com a realidade e a ela responde, indaga, reage e avalia.
| Disciplina | 
| ATIVIDADES EXTENSIONISTAS I | 
| FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 
| HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | 
| PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO | 
| LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO | 
| JOGOS, RECREAÇÃO E DINÂMICAS DE GRUPO | 
| ATIVIDADES EXTENSIONISTAS II | 
| SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 
| ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO | 
| PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM | 
| LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA | 
| FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL | 
| ATIVIDADES EXTENSIONISTAS III | 
| DIDÁTICA | 
| METODOLOGIA CIENTÍFICA | 
| METODOLOGIA DO ENSINO DA GEOGRAFIA | 
| METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE | 
| ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | 
| ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – OBSERVAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA | 
| ATIVIDADES EXTENSIONISTAS IV | 
| METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA | 
| AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E INSTITUCIONAL | 
| METODOLOGIA DO ENSINO DA HISTÓRIA | 
| PLANEJAMENTO EDUCACIONAL | 
| ESTÁGIO SUPERVISIONADO II – PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | 
| ATIVIDADES EXTENSIONISTAS V | 
| CURRÍCULOS E PROGRAMAS | 
| LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) | 
| LITERATURA INFANTO JUVENIL E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS | 
| EDUCAÇÃO AMBIENTAL | 
| ESTÁGIO SUPERVISIONADO III – PRÁTICA PEDAGÓGICA NA GESTÃO E SERVIÇOS DE APOIO ESCOLAR | 
| ATIVIDADES EXTENSIONISTAS VI | 
| DIREITOS HUMANOS, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, AFRICANA E INDÍGENA | 
| METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA | 
| TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS | 
| OPTATIVA III | 
| ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV – PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | 
| ATIVIDADES EXTENSIONISTAS VII | 
| EDUCAÇÃO EM CONTEXTO NÃO ESCOLAR | 
| METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS | 
| DISTÚRBIOS/DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM | 
| GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO | 
| ESTÁGIO SUPERVISIONADO V – PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO NÃO ESCOLAR | 
| ATIVIDADES EXTENSIONISTAS VIII | 
| EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA | 
| PSICOMOTRICIDADE | 
| METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA | 
| TCC – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 
| METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | 
| Eletivas | 
| OPTATIVA – ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL | 
| OPTATIVA – TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS | 
| OPTATIVA – MATEMÁTICA ELEMENTAR | 
| Total de carga horária : 3580 |