Pedagogia Licenciatura EAD

Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica, em Nível Superior (2001) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (2005/2006), o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura, da UniEnsino, destaca, para a formação do licenciado em Pedagogia:

As competências e habilidades desse profissional são as seguintes:

• O conhecimento da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania.
• A pesquisa, a análise e aplicação dos resultados de investigações de interesse da área educacional.
• A participação na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino.
• O desenvolvimento de competências relacionadas ao comprometimento com os valores estéticos, políticos e éticos, constantes da sociedade democrática.
• O desenvolvimento de competências referentes à compreensão da função social da Escola, que atenda às novas exigências colocadas pelas demandas sociais e pelos avanços da ciência e tecnologia.
• O desenvolvimento de competências relacionadas aos conteúdos a serem socializados, dando uma sólida formação teórica que garanta novas formas de abordagem da relação teórico-prático, do trabalho coletivo e interdisciplinar e da gestão da escola.
• O desenvolvimento de competências referentes ao gerenciamento do próprio aperfeiçoamento profissional, contínuo, em espaços escolares e não escolares.
• O desenvolvimento de competências referentes ao processo de investigação que possibilite o aperfeiçoamento da prática pedagógica.
• Conhecimentos e competências para o desenvolvimento profissional (incluindo cultura geral e profissional, conhecimentos sobre crianças, jovens e adolescentes; conhecimentos adquiridos pela experiência e pelos fundamentos teóricos).

As práticas profissionais estão profundamente alicerçadas na Atividade Acadêmica Supervisionada, onde o aluno arregimenta informações da realidade onde está inserido e as alia aos conteúdos programáticos na construção e reconstrução do saber. Como estão envolvidas a consecução de objetivos e a avaliação do processo formativo, o aluno é levado a apresentar desempenho consoante a ações profissionais plenas.

Por outro lado, em cada unidade curricular há a possibilidade de emprego de seus conhecimentos em função da análise crítica e também profissional tanto do que se registra na bibliografia ao qual tem acesso assim como nos encontros que assiste; o aluno se profissionaliza a partir do momento que desenvolve senso crítico como um profissional – a cada momento que é confrontado com a realidade e a ela responde, indaga, reage e avalia.

Disciplina
 
História da Educação
Psicologia do Desenvolvimento
Ciências da Educação
Atividades Extensionistas I
Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs
Atividades Complementares I
Filosofia da Educação
Psicologia da Aprendizagem
Atividades Complementares II
Atividades Extensionistas II
Língua Portuguesa
Fundamentos da Educação Infantil
Alfabetização e Letramento
Sociologia da Educação
Atividades Extensionistas III
Atividades Complementares III
Estágio Supervisionado I – Observação e Planejamento da Prática Pedagógica
Jogos, Recreação e Dinâmicas de Grupo
Currículos e Programas
Legislação e Políticas da Educação Brasileira
Didática
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa
Avaliação da Aprendizagem
Metodologia do Ensino da Arte
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
Atividades Extensionistas IV
Estágio Supervisionado II – Educação Infantil
Atividades Complementares IV
Metodologia do Ensino da História e Geografia
Atividades Extensionistas V
Atividades Complementares V
Estágio Supervisionado III – Educação Infantil
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS
Planejamento Educacional
Literatura Infanto-Juvenil e Contação de Histórias
Optativa
Atividades Complementares VI
Atividades Extensionistas VI
Estágio Supervisionado IV – Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Metodologia do Ensino da Matemática
Metodologia Científica
Metodologia do Ensino de Ciências
Práticas Pedagógicas – Brinquedoteca
Metodologia do Ensino da Educação de Jovens e Adultos
Educação Ambiental
Atividades Extensionistas VII
Metodologia do Ensino da Educação Física
Educação Especial e Inclusiva
Estágio Supervisionado V – Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Atividades Complementares VII
Transtornos e Dificuldades da Aprendizagem
Organização do Trabalho Pedagógico
Psicomotricidade
TCC – Trabalho de Conclusão de Curso II
Direitos Humanos, Relações Étnicos-Raciais, História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena
Atividades Complementares VIII
Atividades Extensionistas VIII
 
Eletivas
 
OPTATIVA – PROCESSOS COGNITIVOS
OPTATIVA – ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
OPTATIVA – MATEMÁTICA ELEMENTAR
 

Total de carga horária : 3470

Área do Aluno

Área do Professor

AVA

Ambiente Virtual de Aprendizagem

Biblioteca