O NAI, ou Núcleo de Apoio à Inclusão, tem como missão principal a implementação e o acompanhamento de serviços dedicados às pessoas com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais. Este núcleo foi criado com o propósito de promover a inclusão de maneira abrangente em toda a instituição e suas atividades são devidamente regulamentadas pelo Regimento Institucional.
O NAI opera por meio de uma equipe de profissionais especializados em Educação Especial, bem como outros setores da UniEnsino designados pela Direção, trabalhando em conjunto para alcançar seus objetivos.
Para o trabalho Multiprofissional, estão integrado s ao NAI a Ouvidoria, o NAP Núcleo de Apoio Psicopedagógico e coordenações dos cursos de: pedagogia, psicologia, psicopedagogia , fisioterapia, enfermagem, terapia ocupacional, formando uma equipe que visa apoiar, orientar e promover a inclusão efetiva na instituição.
As principais atribuições do NAI incluem:
Receber e responder às demandas da comunidade acadêmica;
Promover a capacitação contínua do corpo docente e técnico administrativo em questões relacionadas à inclusão;
Divulgar a política inclusiva da instituição e suas diretrizes específicas;
Estimular ações inclusivas junto à comunidade acadêmica, criando um ambiente de aceitação e igualdade;
Fornecer orientações à direção e às coordenações sobre medidas a serem adotadas para garantir a inclusão de todos;
Oferecer suporte necessário para que todos os membros da comunidade acadêmica possam aproveitar ao máximo o processo de ensino aprendizagem;
Acompanhar de perto as necessidades educacionais dos estudantes da UniEnsino;
Contribuir ativamente para a elaboração do plano de atividades da instituição e do Plano de Desenvolvimento Institucional;
Participar de reuniões colegiadas sempre que convocado.
O NAI desempenha um papel crucial na promoção da igualdade de oportunidades e na garantia de que a educação seja acessível a todos, independentemente de suas necessidades ou deficiências.
O NAP – Núcleo de Apoio Psicopedagógico desempenha um papel essencial como órgão de apoio à Diretoria, sendo responsável pelo acompanhamento psicopedagógico de estudantes, docentes e pessoal técnico administrativo. Este núcleo está adequadamente equipado para lidar com uma variedade de questões que possam surgir ao longo da jornada acadêmica na nstituição.
A equipe do NAP é composta por profissionais altamente qualificados, incluindo psicólogos, psicopedagogos e pedagogos, que trabalham em conjunto com a Ouvidoria e a supervisão pedagógica. Essa equipe age com imparcialidade e integridade, seguindo rigorosam ente as orientações do Regimento Geral da Instituição em suas decisões.
Todos os atendimentos realizados pelo NAP são registrados de acordo com as diretrizes éticas profissionais, permitindo a geração de dados estatísticos que demonstram o impacto e a
eficácia de suas atividades.
Entre as principais atribuições do NAP estão:
Receber e responder às demandas da comunidade acadêmica, tanto interna quanto externa à instituição;
Orientar os estudantes que enfrentam dificuldades de aprendizagem, auxiliando no desenvolvimento de suas competências;
Fornecer suporte para melhorar o aproveitamento no processo de ensino aprendizagem;
Acompanhar o desempenho acadêmico, a evasão escolar, o comparecimento às aulas e outros indicadores relevantes;
Resolver conflitos entre docentes e discentes;
Orientar professores sobre o relacionamento interpessoal em sala de aula;
Apoiar a equipe técnico administrativa no desenvolvimento de relações interpessoais saudáveis entre os diferentes setores da instituição;
Auxiliar estudantes com questões emocionais que possam afetar seu desempenho;
Mediar conflitos em sala de aula em colaboração com as coordenações de curso;
Contribuir para a melhoria contínua da instituição, auxiliando na elaboração do plano de atividades e do Plano de Desenvolvimento Institucional;
Esclarecer dúvidas relacionadas aos estágios e outros eventos institucionais;
Participar de reuniões colegiadas conforme necessário.
O NAP desempenha um papel fundamental em promover o bem estar e o sucesso acadêmico de todos os membros da comunidade acadêmica, garantindo um ambiente de aprendizado saudável e produtivo.
A Ouvidoria desempenha um papel fundamental como um canal de comunicação democrático e inclusivo entre acadêmicos, professores, funcionários e a comunidade em geral, visando a receber manifestações relacionadas aos diversos serviços prestados pela instituição. Este órgão funciona como um apoio crucial à Diretoria, facilitando o relacionamento com todos os órgãos internos e externos da IES, além de contribuir significativamente para aprimorar as ações institucionais.
Entre os principais objetivos da Ouvidoria está o contínuo aperfeiçoamento das operações da instituição, bem como a defesa dos direitos individuais e a promoção da cidadania. É importante destacar que a Ouvidoria garante total sigilo e confidencialidade das informações fornecidas pelos usuários. Sua criação foi motivada pela busca constante por melhorias no atendimento ao estudante, na disseminação de informações e na comunicação eficaz em todos os departamentos da instituição.
A Ouvidoria é devidamente regulamentada pelo Regimento Institucional, e seu compromisso é assegurar que todos os membros da comunidade acadêmica tenham a oportunidade de fazer ouvir suas vozes, contribuindo assim para um ambiente de ensino superior mais transparente, eficiente e inclusivo.
Suas atribuições incluem:
Acolher com sensibilidade e atenção todas as demandas da comunidade acadêmica, tanto interna quanto externa;
Informar prontamente a Direção e demais órgãos envolvidos sobre as demandas recebidas, garantindo a devida atenção a cada questão;
Sugerir soluções e alternativas sempre que necessário, visando ao melhor atendimento das solicitações da comunidade acadêmica;
Oferecer atendimento virtual e presencial para aqueles que buscam os serviços da Ouvidoria, tornando-se acessível a todos;
Encaminhar as solicitações recebidas para os setores competentes quando for necessário uma análise e atendimento específico;
Informar a comunidade acadêmica sobre as demandas que não se enquadram nos critérios da UniEnsino ou da legislação em vigor, garantindo a transparência e a compreensão;
Acompanhar ativamente todos os casos até sua resolução completa, mantendo os interessados informados sobre os resultados do processo;
Participar ativamente da elaboração do plano de atividades da instituição, bem como do Plano de Desenvolvimento Institucional, assegurando que as necessidades e preocupações da comunidade acadêmica sejam consideradas em todas as etapas do planejamento.
Com pensamento voltado para a qualidade da formação profissional dos acadêmicos a FAESP desenvolve um trabalho periódico através do NAP – Núcleo de Apoio Psicopedagógico de estímulo à permanência. Os acadêmicos são convidados a conversar com a psicóloga da Instituição no intuito de verificar a qualidade do ensino desta bem como melhorias que possam ser feitas. O serviço contempla um trabalho de acolhimento ao acadêmico frente a qualquer dificuldade que este possua e possa prejudicá-lo. É dado ênfase à importância da escolha profissional para um melhor desenvolvimento e qualidade de vida profissional.
Também através da CPA – Comissão Própria de Avaliação o acadêmico poderá expressar sua opinião em relação a Instituição, o corpo docente e sua dificuldades, no curso. Além do acompanhamento citado, a UniEnsino mantém a oferta de Programa de nivelamento para disciplinas e/ou conteúdos necessários.
A UniEnsino mantém a oferta de cursos de nivelamento para as disciplinas e/ou conteúdos elencados pelos colegiados de curso como necessários para que os acadêmicos alcancem sucesso nas disciplinas que requerem domínio de conteúdos anteriores (de base) ou para aquelas em que sejam levantadas dificuldades ou defasagem dos acadêmicos durante o decorrer do curso.
Dessa forma, são dois tipos de Nivelamento:
1. Básico | Rotineiramente são oferecidos cursos de nivelamento para matemática e português. Além dos conteúdos oferecidos no nivelamento de matemática em nível de ensino médio, são inseridos conteúdos de lógica, para que o estudante seja levado a refletir e resolver situações-problema.
Já no nivelamento de português, os conteúdos são divididos em três grupos, nova ortografia, leitura e interpretação de textos. Estes cursos ocorrem em horários diferenciados e são acompanhados pelas coordenações de curso.
2. Especial | Disciplinas em que sejam levantadas dificuldades ou defasagem dos acadêmicos. São elencadas, da mesma forma, pelo colegiado de curso e ofertadas por monitorias ou outros professores diversos do professor titular da disciplina.
Em ambos os casos, estes cursos ocorrem em horários diferenciados e são acompanhados pelas coordenações de curso. Os cursos também são ofertados na modalidade a distância.
O Instituto de Ensino Superior Anchieta instituiu na UniEnsino, através da Portaria de número 15/2013 e regulamentos próprios, o Pró-Estudos – Programa de Concessão de Bolsas de Estudos com a finalidade de subsidiar parte do custo dos Cursos de Graduação, propiciando à população Educacional oportunidade de ingressar e se manter no Ensino Superior.
Entre as modalidades de Bolsas de Estudos está a Bolsa Empresarial que ocorre por meio de convênio com diversas empresas da região, no qual o benefício se estende aos funcionários e seus dependentes. São ofertadas bolsas parciais aos colaboradores efetivamente matriculados na UniEnsino, conforme contratos firmados.
A maioria destes convênios propicia, além de reduções efetivas nas mensalidades, campo de Estágio supervisionado, sendo um canal de absorção de estagiários da UniEnsino.
Outra modalidade de Bolsa de Estudos é a Bolsa Indicação para que o acadêmico da UniEnsino seja beneficiado duplamente, primeiro obtendo reduções na mensalidade, mas também trazendo para a comunidade UniEnsino pessoas conhecidas e amigas.
A Instituição também sustenta como critério, a Bolsa Funcionários que visa fomentar a formação de seus colaboradores e familiares que prestam serviços para a UniEnsino. Estes funcionários recebem bolsa parcial sobre o valor bruto das mensalidades.
Além das bolsas citadas, a UniEnsino aderiu aos Programas Federais como PROUNI e FIES, cumprindo integralmente as exigências elencadas nas normativas legais.