Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica, em Nível Superior (2001) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (2005/2006), o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura, da UniEnsino, destaca, para a formação do licenciado em Pedagogia:
As competências e habilidades desse profissional são as seguintes:
• O conhecimento da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania.
• A pesquisa, a análise e aplicação dos resultados de investigações de interesse da área educacional.
• A participação na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino.
• O desenvolvimento de competências relacionadas ao comprometimento com os valores estéticos, políticos e éticos, constantes da sociedade democrática.
• O desenvolvimento de competências referentes à compreensão da função social da Escola, que atenda às novas exigências colocadas pelas demandas sociais e pelos avanços da ciência e tecnologia.
• O desenvolvimento de competências relacionadas aos conteúdos a serem socializados, dando uma sólida formação teórica que garanta novas formas de abordagem da relação teórico-prático, do trabalho coletivo e interdisciplinar e da gestão da escola.
• O desenvolvimento de competências referentes ao gerenciamento do próprio aperfeiçoamento profissional, contínuo, em espaços escolares e não escolares.
• O desenvolvimento de competências referentes ao processo de investigação que possibilite o aperfeiçoamento da prática pedagógica.
• Conhecimentos e competências para o desenvolvimento profissional (incluindo cultura geral e profissional, conhecimentos sobre crianças, jovens e adolescentes; conhecimentos adquiridos pela experiência e pelos fundamentos teóricos).
As práticas profissionais estão profundamente alicerçadas na Atividade Acadêmica Supervisionada, onde o aluno arregimenta informações da realidade onde está inserido e as alia aos conteúdos programáticos na construção e reconstrução do saber. Como estão envolvidas a consecução de objetivos e a avaliação do processo formativo, o aluno é levado a apresentar desempenho consoante a ações profissionais plenas.
Por outro lado, em cada unidade curricular há a possibilidade de emprego de seus conhecimentos em função da análise crítica e também profissional tanto do que se registra na bibliografia ao qual tem acesso assim como nos encontros que assiste; o aluno se profissionaliza a partir do momento que desenvolve senso crítico como um profissional – a cada momento que é confrontado com a realidade e a ela responde, indaga, reage e avalia.
| Disciplina |
| História da Educação |
| Psicologia do Desenvolvimento |
| Ciências da Educação |
| Atividades Extensionistas I |
| Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs |
| Atividades Complementares I |
| Filosofia da Educação |
| Psicologia da Aprendizagem |
| Atividades Complementares II |
| Atividades Extensionistas II |
| Língua Portuguesa |
| Fundamentos da Educação Infantil |
| Alfabetização e Letramento |
| Sociologia da Educação |
| Atividades Extensionistas III |
| Atividades Complementares III |
| Estágio Supervisionado I – Observação e Planejamento da Prática Pedagógica |
| Jogos, Recreação e Dinâmicas de Grupo |
| Currículos e Programas |
| Legislação e Políticas da Educação Brasileira |
| Didática |
| Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa |
| Avaliação da Aprendizagem |
| Metodologia do Ensino da Arte |
| Estrutura e Funcionamento da Educação Básica |
| Atividades Extensionistas IV |
| Estágio Supervisionado II – Educação Infantil |
| Atividades Complementares IV |
| Metodologia do Ensino da História e Geografia |
| Atividades Extensionistas V |
| Atividades Complementares V |
| Estágio Supervisionado III – Educação Infantil |
| Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS |
| Planejamento Educacional |
| Literatura Infanto-Juvenil e Contação de Histórias |
| Optativa |
| Atividades Complementares VI |
| Atividades Extensionistas VI |
| Estágio Supervisionado IV – Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
| Metodologia do Ensino da Matemática |
| Metodologia Científica |
| Metodologia do Ensino de Ciências |
| Práticas Pedagógicas – Brinquedoteca |
| Metodologia do Ensino da Educação de Jovens e Adultos |
| Educação Ambiental |
| Atividades Extensionistas VII |
| Metodologia do Ensino da Educação Física |
| Educação Especial e Inclusiva |
| Estágio Supervisionado V – Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
| Atividades Complementares VII |
| Transtornos e Dificuldades da Aprendizagem |
| Organização do Trabalho Pedagógico |
| Psicomotricidade |
| TCC – Trabalho de Conclusão de Curso II |
| Direitos Humanos, Relações Étnicos-Raciais, História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena |
| Atividades Complementares VIII |
| Atividades Extensionistas VIII |
| Eletivas |
| OPTATIVA – PROCESSOS COGNITIVOS |
| OPTATIVA – ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL |
| OPTATIVA – MATEMÁTICA ELEMENTAR |
Total de carga horária : 3470 |