Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica, em Nível Superior (2001) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (2005/2006), o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura, da UniEnsino, destaca, para a formação do licenciado em Pedagogia:
As competências e habilidades desse profissional são as seguintes:
• O conhecimento da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania.
• A pesquisa, a análise e aplicação dos resultados de investigações de interesse da área educacional.
• A participação na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino.
• O desenvolvimento de competências relacionadas ao comprometimento com os valores estéticos, políticos e éticos, constantes da sociedade democrática.
• O desenvolvimento de competências referentes à compreensão da função social da Escola, que atenda às novas exigências colocadas pelas demandas sociais e pelos avanços da ciência e tecnologia.
• O desenvolvimento de competências relacionadas aos conteúdos a serem socializados, dando uma sólida formação teórica que garanta novas formas de abordagem da relação teórico-prático, do trabalho coletivo e interdisciplinar e da gestão da escola.
• O desenvolvimento de competências referentes ao gerenciamento do próprio aperfeiçoamento profissional, contínuo, em espaços escolares e não escolares.
• O desenvolvimento de competências referentes ao processo de investigação que possibilite o aperfeiçoamento da prática pedagógica.
• Conhecimentos e competências para o desenvolvimento profissional (incluindo cultura geral e profissional, conhecimentos sobre crianças, jovens e adolescentes; conhecimentos adquiridos pela experiência e pelos fundamentos teóricos).
As práticas profissionais estão profundamente alicerçadas na Atividade Acadêmica Supervisionada, onde o aluno arregimenta informações da realidade onde está inserido e as alia aos conteúdos programáticos na construção e reconstrução do saber. Como estão envolvidas a consecução de objetivos e a avaliação do processo formativo, o aluno é levado a apresentar desempenho consoante a ações profissionais plenas.
Por outro lado, em cada unidade curricular há a possibilidade de emprego de seus conhecimentos em função da análise crítica e também profissional tanto do que se registra na bibliografia ao qual tem acesso assim como nos encontros que assiste; o aluno se profissionaliza a partir do momento que desenvolve senso crítico como um profissional – a cada momento que é confrontado com a realidade e a ela responde, indaga, reage e avalia.
| Disciplina |
| ATIVIDADES EXTENSIONISTAS I |
| FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO |
| HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO |
| PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO |
| LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO |
| JOGOS, RECREAÇÃO E DINÂMICAS DE GRUPO |
| ATIVIDADES EXTENSIONISTAS II |
| SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
| ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO |
| PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM |
| LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
| FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
| ATIVIDADES EXTENSIONISTAS III |
| DIDÁTICA |
| METODOLOGIA CIENTÍFICA |
| METODOLOGIA DO ENSINO DA GEOGRAFIA |
| METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE |
| ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
| ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – OBSERVAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA |
| ATIVIDADES EXTENSIONISTAS IV |
| METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA |
| AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E INSTITUCIONAL |
| METODOLOGIA DO ENSINO DA HISTÓRIA |
| PLANEJAMENTO EDUCACIONAL |
| ESTÁGIO SUPERVISIONADO II – PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
| ATIVIDADES EXTENSIONISTAS V |
| CURRÍCULOS E PROGRAMAS |
| LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) |
| LITERATURA INFANTO JUVENIL E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS |
| EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
| ESTÁGIO SUPERVISIONADO III – PRÁTICA PEDAGÓGICA NA GESTÃO E SERVIÇOS DE APOIO ESCOLAR |
| ATIVIDADES EXTENSIONISTAS VI |
| DIREITOS HUMANOS, RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS, HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, AFRICANA E INDÍGENA |
| METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA |
| TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS |
| OPTATIVA III |
| ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV – PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
| ATIVIDADES EXTENSIONISTAS VII |
| EDUCAÇÃO EM CONTEXTO NÃO ESCOLAR |
| METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS |
| DISTÚRBIOS/DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM |
| GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO |
| ESTÁGIO SUPERVISIONADO V – PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO NÃO ESCOLAR |
| ATIVIDADES EXTENSIONISTAS VIII |
| EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA |
| PSICOMOTRICIDADE |
| METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA |
| TCC – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
| METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
| Eletivas |
| OPTATIVA – ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL |
| OPTATIVA – TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS |
| OPTATIVA – MATEMÁTICA ELEMENTAR |
| Total de carga horária : 5172 |
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