Engenharia Ambiental Bacharelado - EaD

As exigências sociais e mercadológicas atuais apontam para um profissional com novo perfil de qualificação, ou seja, com conhecimentos diferenciados, criatividade intelectual, capacidade analítica, competência ao trabalho coletivo e relações humanas e interpessoais, preparado para a tomada de decisões, para uma prática mais compreensiva, abrangente e humana.

Para tanto, o Curso de Graduação em Engenharia Ambiental da UniEnsino visa como perfil do formando egresso/profissional o Engenheiro Ambiental, qualificado para aplicar os conhecimentos da área de Engenharia na solução de problemas ambientais, conceber alternativas para estudos de viabilidade e projetar e coordenar empreendimentos de caráter ambiental.

O Curso de Graduação em Engenharia Ambiental, em conformidade com a CNE 11/2002, tem como perfil do formando egresso o engenheiro com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, qualificado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando os seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

O Engenheiro Ambiental formado pela UniEnsino será um profissional versátil, em condições de garantir que as atividades econômicas e industriais sejam ecologicamente balanceadas e estejam de acordo com as leis e normas ambientais municipais, estaduais, nacionais e internacionais. Ou seja, um profissional apto para aplicar os conhecimentos da área de engenharia na solução de problemas ambientais, conceber alternativas para estudos de viabilidade e estar capacitado para projetar e coordenar empreendimentos de caráter ambiental.

Este profissional assim formado estará apto a coordenar e supervisionar equipes multidisciplinares e interdisciplinares; atuar como colaborador ou executivo na implantação de Sistemas Integrados de Gestão Ambiental (SGAs); em Trabalhos de avaliação de riscos, mitigação de impactos e como prestador de serviços ou consultor de empresas na categoria de freelancer ou em empresa própria; ou ainda como profissional acadêmico, exercendo atividades de ensino e pesquisa. Esta atuação se dá em todos os níveis em que o fator ambiental seja preponderante, tanto nos centros urbanos como no campo, onde o profissional deverá atuar na identificação e resolução de problemas, sempre levando em conta seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanista, e em atendimento às demandas da sociedade.

Estará habilitado também a conciliar, a partir dos melhores conhecimentos existentes, o binômio ambiente/desenvolvimento, e capacitado a práticas voltadas para o aproveitamento racional dos recursos naturais, aí incluídas as tarefas de recuperação ambiental, prevenção de danos e conservação de recursos.

 

Para se alcançar os resultados pretendidos no item anterior, de acordo com as diretrizes curriculares dos cursos de Engenharia, o profissional Engenheiro Ambiental deve ser capaz de:

• Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;
• Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
• Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
• Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar Trabalhos e serviços de engenharia;
• Identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
• Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
• Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;
• Avaliar criticamente ordens de grandeza e significância de resultados numéricos;
• Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
• Atuar em equipes multidisciplinares;
• Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissional;
• Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;
• Avaliar a viabilidade econômica de Trabalhos de engenharia.

Possui atuação em empresas públicas, privadas e órgãos do governo ligados ao meio ambiente, além de organizações sociais de interesse público e Organizações não Governamentais. Companhias de saneamento e oportunidades em consultorias que trabalham com projetos na área ambiental são outras oportunidades na carreira.