Banco De Dados CST- EaD

O Centro Universitário de Ensino, Ciência e Tecnologia do Paraná – UniEnsino, com base em estudos de auscultação do mercado de trabalho, definiu o perfil de conclusão para o Tecnólogo em Banco de Dados, a partir dos objetivos desenvolvidos ao longo do curso e norteadores desta sociedade contemporânea, espera-se do egresso uma sólida e profunda formação quanto aos aspectos envolvidos no ambiente inovador de negócios suportados por tecnologia e informação, brasileiro e internacional.
Banco de Dados é um ramo multidisciplinar da ciência que envolve a aplicação de técnicas de computação, matemática aplicada, inteligência artificial, estatística e otimização com o intuito de resolver problemas analiticamente complexos, utilizando grandes conjuntos de dados como núcleo de operação. Assim, o egresso deverá possuir um sólido domínio conceitual, técnico e humano que possibilite adaptar-se nos mais diversos segmentos de atividades organizacionais, apresentando uma visão sistêmica, generalista e polivalente do seu campo de atuação, sendo efetivo no reconhecimento e definição de problemas, na proposição de soluções, pensando estrategicamente, introduzindo modificações nos processos de trabalho, transferindo e disseminando conhecimentos por meio de iniciativas criativas, apresentando abertura e receptividade às mudanças ambientais, consciente da necessidade de qualidade e das implicações éticas do seu trabalho na gestão das organizações do ambiente informacional brasileiro.
O curso visa formar profissionais capazes de “pensar com dados”, com competência teórica (técnica e metodológica) e experiência prática para lidar com as mais variadas situações e domínios de aplicação. Em linhas gerais, o egresso deve ser capaz de
– Projetar, implementar, documentar, testar e gerenciar bancos de dados, centralizados ou distribuídos, estruturados ou não e em grandes volumes de diversos domínios.
– Avaliar e propor medidas para melhoria do desempenho de bancos de dados.
– Criar soluções para coleta, tratamento, análise, manipulação e extração de conhecimentos e padrões a partir de dados.
– Planejar, implementar e manter políticas de segurança, proteção e integridade de dados.
– Desempenhar ou apoiar diversos papéis envolvidos nos processos de negócio e de tomada de decisão, auxiliando desde a coleta de dados até a construção de modelos preditivos e analíticos automatizados.
– Vistoriar, realizar perícia, avaliar, emitir laudo e parecer técnicos em sua área de formação.
Entender, formular e refinar as questões apropriadas, no contexto da aplicação da tecnologia de Banco de Dados, exige do profissional capacidades de comunicação, postura crítica e capacidades de raciocínio lógico e abstração, assim como uma boa visão sobre processos de desenvolvimento.
Obter, modelar e explorar os dados relacionados demanda capacidades técnicas de coleta, armazenamento e gerenciamento de dados, envolvendo os processos de limpeza, transformação e estruturação dos dados que podem vir de fontes variadas em formatos diversos. Nesse ponto, o gestor de banco de dados deve conhecer os processos relacionados a big data e suas características.
Processar os dados e realizar as análises necessárias requer, adicionalmente, pensamento computacional e estatístico, principalmente, tornando o gestor de banco de dados apto a desenvolver soluções algorítmicas, criar modelos preditivos e realizar inferência sobre os dados. Esses conhecimentos devem ser utilizados de forma integrada para atingir as metas previstas.
Obter e comunicar o conhecimento relevante requer fundamentos sólidos para modelagem matemática, como álgebra linear e cálculo, para modelar sistemas lineares, estratégias de otimização e soluções de visualização de dados.
Apoiar o desenvolvimento e a implantação de soluções com base nos resultados atingidos requer, por fim, habilidades sociais, tecnológicas e de integração de sistemas, para que o profissional seja capaz de direcionar e/ou agregar os resultados do processo de gestão de Banco de Dados em uma solução que atenda as demandas originais.
O desafio de se ofertar um curso capaz de formar um profissional com o perfil esperado reside em sua interdisciplinaridade e à integração de competências, com conhecimentos e habilidades das áreas de Matemática, Estatística e Computação, principalmente.

Pesquisas apontam que profissionais de Banco de Dados são os mais procurados do século XXI. Os egressos do CST em Banco de Dados poderão atuar como designer e gestores de banco de Dados, Engenheiro de Dados, Administrador de Banco de Dados, Analista e Consultor de BI, Gerente ou Analistas de Dados.
O aluno de Banco de Dados da UniEnsino recebe formação para aplicar técnicas de Banco de Dados aos desafios de gerenciamento de dados massivos das organizações e à tomada de decisões nos negócios; extrair informações preditivas aplicando habilidades avançadas de estatística, modelagem e programação; converter conjuntos de dados em modelos por meio de análise preditiva; implementar algoritmos de aprendizado de máquina para melhorar a tomada de decisões de negócios; analisar dados para gerenciar e conduzir projetos que envolvam bases de dados estruturadas e não-estruturadas (Big Data); e dominar as melhores práticas para o projeto de experimentos e testes de hipóteses.
O Egresso do CST em Banco de Dados estará amparado nas profissões previstas na CBO n° 2123-05 – Tecnólogo em Banco de Dados, e n° 2123-05 – Administrador de Banco de Dados. Há diversas áreas possíveis de atuação. Na área acadêmica, o aluno poderá continuar sua formação na pós-graduação lato ou stricto sensu (em programas de mestrado e doutorado), que busca avançar a fronteira do conhecimento para os métodos e aplicações de Banco de Dados. Nas empresas e institutos especializados, a demanda por especialistas em gestão de dados é enorme:
– Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assistência técnica e consultoria
– Empresas de tecnologia
– Empresas em geral (indústria, comércio e serviços)
– Organizações não governamentais
– Órgãos públicos
– Institutos e centros de pesquisa
– Instituições de ensino (mediante formação requerida pela legislação vigente)

DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA

H = 60min

1º MÓDULO

T

PRÁTICA  APPS

TOTAL

BD-01

TICS – TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – INTRODUÇÃO AO EAD *5

50

 

50

BD-02

DESENVOLVIMENTO DE ALGORITMOS

60

10/Lab

70

BD-03

ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA DE COMPUTADORES

70

 

70

BD-04

INTERFACE HOMEM-MÁQUINA

70

 

70

BD-05

LINGUAGEM DE BANCO DE DADOS – SQL

60

10/Lab

70

BD-06

GESTÃO DE REDES DE COMPUTADORES

70

20/APPS

70

 

ATIVIDADES EXTENSIONISTAS I

 

40/Ext

40

Carga horária

 

 

440

2º MÓDULO

T

PRÁTICA  APPS

TOTAL

BD-07

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO

60

10/Lab

70

BD-08

GESTÃO DE BANCO DE DADOS

70

20/APPS

70

BD-09

MODELAGEM DE DADOS E MODELAGEM DIMENSIONAL DE DADOS

60

10/Lab

70

BD-10

ENGENHARIA DE SOFTWARE

70

 

70

BD-11

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PHYTON

60

10/Lab

70

 

ATIVIDADES EXTENSIONISTAS II

 

40/Ext

40

Carga horária

 

 

390

3º MÓDULO

T

PRÁTICA  APPS

TOTAL

BD-12

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

70

 

70

BD-13

SISTEMAS OPERACIONAIS

60

10/Lab

70

BD-14

GERÊNCIA DE PROJETOS

60

20/APPS

70

BD-15

OPTATIVA 1: LIBRAS – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS OU COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL OU ESTATÍSTICA OU MATEMÁTICA

70

 

70

BD-16

E-BUSINESS E E-COMMERCE 

70

 

70

 

ATIVIDADES EXTENSIONISTAS III

 

40/Ext

40

Carga horária

 

 

390

4º MÓDULO

T

PRÁTICA  APPS

TOTAL

BD-17

BANCO DE DADOS DISTRIBUÍDOS

60

10/Lab

70

BD-18

ARQUITETURA BIG DATA

60

10/Lab

70

BD-19

DIREITOS HUMANOS, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, AFRICANA E INDÍGENA *1 E *2

70

 

70

BD-20

BANCO DE DADOS NÃO-CONVENCIONAIS – NoSQL

60

10/Lab

70

BD-21

OPTATIVA 2: INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO OU EMPREENDEDORISMO

70

20/APPS

70

 

ATIVIDADES EXTENSIONISTAS IV

 

40/Ext

40

Carga horária

 

 

390

5º MÓDULO

T

PRÁTICA  APPS

TOTAL

BD-22

 DATA MINING

60

10/Lab

70

BD-23

 DATA WAREHOUSE

60

10/Lab

70

BD-24

GESTÃO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

70

20/APPS

70

BD-25

BUSINESS INTELLIGENCE

70

 

70

BD-26

CLOUD COMPUTING

60

10/Lab

70

 

ATIVIDADES EXTENSIONISTAS V

 

40/Ext

40

Carga horária

 

 

390

Integralização do curso: 2 anos e meio, máxima 5 anos

O Curso prevê:

*1 – Direitos Humanos, em atendimento ao disposto no Parecer CNE/CP N° 8, de 06/03/2012, que originou a Resolução CNE/CP N° 1, de 30/05/2012.

*2 – Educação das Relações Étnico-Raciais, História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena, em atendimento a Lei Nº 9.394/96, com a redação dada pelas Leis Nº 10.639/2003 e N° 11.645/2008, e da Resolução CNE/CP N° 1/2004, fundamentada no Parecer CNE/CP Nº 3/2004.

*3 – LIBRAS, em atendimento ao Decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005.

*4 – Educação Ambiental, em atendimento a Lei nº 9.795 e o Decreto Nº 4.281, ofertada em cursos de extensão a cada semestre letivo.

*5 – Formação Inicial em Educação a Distância

– Curricularização da extensão prevista na matriz curricular com 10% do curso.

– Carga horária total com 2.000 horas relógio.

– Atividade de prática profissional supervisionada – APPS.

 

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