O Centro Universitário de Ensino, Ciência e Tecnologia do Paraná – UniEnsino, com base em estudos de auscultação do mercado de trabalho, definiu o perfil de conclusão para o Tecnólogo em Banco de Dados, a partir dos objetivos desenvolvidos ao longo do curso e norteadores desta sociedade contemporânea, espera-se do egresso uma sólida e profunda formação quanto aos aspectos envolvidos no ambiente inovador de negócios suportados por tecnologia e informação, brasileiro e internacional.
Banco de Dados é um ramo multidisciplinar da ciência que envolve a aplicação de técnicas de computação, matemática aplicada, inteligência artificial, estatística e otimização com o intuito de resolver problemas analiticamente complexos, utilizando grandes conjuntos de dados como núcleo de operação. Assim, o egresso deverá possuir um sólido domínio conceitual, técnico e humano que possibilite adaptar-se nos mais diversos segmentos de atividades organizacionais, apresentando uma visão sistêmica, generalista e polivalente do seu campo de atuação, sendo efetivo no reconhecimento e definição de problemas, na proposição de soluções, pensando estrategicamente, introduzindo modificações nos processos de trabalho, transferindo e disseminando conhecimentos por meio de iniciativas criativas, apresentando abertura e receptividade às mudanças ambientais, consciente da necessidade de qualidade e das implicações éticas do seu trabalho na gestão das organizações do ambiente informacional brasileiro.
O curso visa formar profissionais capazes de “pensar com dados”, com competência teórica (técnica e metodológica) e experiência prática para lidar com as mais variadas situações e domínios de aplicação. Em linhas gerais, o egresso deve ser capaz de
– Projetar, implementar, documentar, testar e gerenciar bancos de dados, centralizados ou distribuídos, estruturados ou não e em grandes volumes de diversos domínios.
– Avaliar e propor medidas para melhoria do desempenho de bancos de dados.
– Criar soluções para coleta, tratamento, análise, manipulação e extração de conhecimentos e padrões a partir de dados.
– Planejar, implementar e manter políticas de segurança, proteção e integridade de dados.
– Desempenhar ou apoiar diversos papéis envolvidos nos processos de negócio e de tomada de decisão, auxiliando desde a coleta de dados até a construção de modelos preditivos e analíticos automatizados.
– Vistoriar, realizar perícia, avaliar, emitir laudo e parecer técnicos em sua área de formação.
Entender, formular e refinar as questões apropriadas, no contexto da aplicação da tecnologia de Banco de Dados, exige do profissional capacidades de comunicação, postura crítica e capacidades de raciocínio lógico e abstração, assim como uma boa visão sobre processos de desenvolvimento.
Obter, modelar e explorar os dados relacionados demanda capacidades técnicas de coleta, armazenamento e gerenciamento de dados, envolvendo os processos de limpeza, transformação e estruturação dos dados que podem vir de fontes variadas em formatos diversos. Nesse ponto, o gestor de banco de dados deve conhecer os processos relacionados a big data e suas características.
Processar os dados e realizar as análises necessárias requer, adicionalmente, pensamento computacional e estatístico, principalmente, tornando o gestor de banco de dados apto a desenvolver soluções algorítmicas, criar modelos preditivos e realizar inferência sobre os dados. Esses conhecimentos devem ser utilizados de forma integrada para atingir as metas previstas.
Obter e comunicar o conhecimento relevante requer fundamentos sólidos para modelagem matemática, como álgebra linear e cálculo, para modelar sistemas lineares, estratégias de otimização e soluções de visualização de dados.
Apoiar o desenvolvimento e a implantação de soluções com base nos resultados atingidos requer, por fim, habilidades sociais, tecnológicas e de integração de sistemas, para que o profissional seja capaz de direcionar e/ou agregar os resultados do processo de gestão de Banco de Dados em uma solução que atenda as demandas originais.
O desafio de se ofertar um curso capaz de formar um profissional com o perfil esperado reside em sua interdisciplinaridade e à integração de competências, com conhecimentos e habilidades das áreas de Matemática, Estatística e Computação, principalmente.
Pesquisas apontam que profissionais de Banco de Dados são os mais procurados do século XXI. Os egressos do CST em Banco de Dados poderão atuar como designer e gestores de banco de Dados, Engenheiro de Dados, Administrador de Banco de Dados, Analista e Consultor de BI, Gerente ou Analistas de Dados.
O aluno de Banco de Dados da UniEnsino recebe formação para aplicar técnicas de Banco de Dados aos desafios de gerenciamento de dados massivos das organizações e à tomada de decisões nos negócios; extrair informações preditivas aplicando habilidades avançadas de estatística, modelagem e programação; converter conjuntos de dados em modelos por meio de análise preditiva; implementar algoritmos de aprendizado de máquina para melhorar a tomada de decisões de negócios; analisar dados para gerenciar e conduzir projetos que envolvam bases de dados estruturadas e não-estruturadas (Big Data); e dominar as melhores práticas para o projeto de experimentos e testes de hipóteses.
O Egresso do CST em Banco de Dados estará amparado nas profissões previstas na CBO n° 2123-05 – Tecnólogo em Banco de Dados, e n° 2123-05 – Administrador de Banco de Dados. Há diversas áreas possíveis de atuação. Na área acadêmica, o aluno poderá continuar sua formação na pós-graduação lato ou stricto sensu (em programas de mestrado e doutorado), que busca avançar a fronteira do conhecimento para os métodos e aplicações de Banco de Dados. Nas empresas e institutos especializados, a demanda por especialistas em gestão de dados é enorme:
– Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assistência técnica e consultoria
– Empresas de tecnologia
– Empresas em geral (indústria, comércio e serviços)
– Organizações não governamentais
– Órgãos públicos
– Institutos e centros de pesquisa
– Instituições de ensino (mediante formação requerida pela legislação vigente)
DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA H = 60min | |||
1º MÓDULO | T | PRÁTICA APPS | TOTAL | |
BD-01 | TICS – TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – INTRODUÇÃO AO EAD *5 | 50 |
| 50 |
BD-02 | DESENVOLVIMENTO DE ALGORITMOS | 60 | 10/Lab | 70 |
BD-03 | ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA DE COMPUTADORES | 70 |
| 70 |
BD-04 | INTERFACE HOMEM-MÁQUINA | 70 |
| 70 |
BD-05 | LINGUAGEM DE BANCO DE DADOS – SQL | 60 | 10/Lab | 70 |
BD-06 | GESTÃO DE REDES DE COMPUTADORES | 70 | 20/APPS | 70 |
| ATIVIDADES EXTENSIONISTAS I |
| 40/Ext | 40 |
Carga horária |
|
| 440 | |
2º MÓDULO | T | PRÁTICA APPS | TOTAL | |
BD-07 | PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO | 60 | 10/Lab | 70 |
BD-08 | GESTÃO DE BANCO DE DADOS | 70 | 20/APPS | 70 |
BD-09 | MODELAGEM DE DADOS E MODELAGEM DIMENSIONAL DE DADOS | 60 | 10/Lab | 70 |
BD-10 | ENGENHARIA DE SOFTWARE | 70 |
| 70 |
BD-11 | LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PHYTON | 60 | 10/Lab | 70 |
| ATIVIDADES EXTENSIONISTAS II |
| 40/Ext | 40 |
Carga horária |
|
| 390 | |
3º MÓDULO | T | PRÁTICA APPS | TOTAL | |
BD-12 | SISTEMAS DE INFORMAÇÃO | 70 |
| 70 |
BD-13 | SISTEMAS OPERACIONAIS | 60 | 10/Lab | 70 |
BD-14 | GERÊNCIA DE PROJETOS | 60 | 20/APPS | 70 |
BD-15 | OPTATIVA 1: LIBRAS – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS OU COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL OU ESTATÍSTICA OU MATEMÁTICA | 70 |
| 70 |
BD-16 | E-BUSINESS E E-COMMERCE | 70 |
| 70 |
| ATIVIDADES EXTENSIONISTAS III |
| 40/Ext | 40 |
Carga horária |
|
| 390 | |
4º MÓDULO | T | PRÁTICA APPS | TOTAL | |
BD-17 | BANCO DE DADOS DISTRIBUÍDOS | 60 | 10/Lab | 70 |
BD-18 | ARQUITETURA BIG DATA | 60 | 10/Lab | 70 |
BD-19 | DIREITOS HUMANOS, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, AFRICANA E INDÍGENA *1 E *2 | 70 |
| 70 |
BD-20 | BANCO DE DADOS NÃO-CONVENCIONAIS – NoSQL | 60 | 10/Lab | 70 |
BD-21 | OPTATIVA 2: INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO OU EMPREENDEDORISMO | 70 | 20/APPS | 70 |
| ATIVIDADES EXTENSIONISTAS IV |
| 40/Ext | 40 |
Carga horária |
|
| 390 | |
5º MÓDULO | T | PRÁTICA APPS | TOTAL | |
BD-22 | DATA MINING | 60 | 10/Lab | 70 |
BD-23 | DATA WAREHOUSE | 60 | 10/Lab | 70 |
BD-24 | GESTÃO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO | 70 | 20/APPS | 70 |
BD-25 | BUSINESS INTELLIGENCE | 70 |
| 70 |
BD-26 | CLOUD COMPUTING | 60 | 10/Lab | 70 |
| ATIVIDADES EXTENSIONISTAS V |
| 40/Ext | 40 |
Carga horária |
|
| 390 |
Integralização do curso: 2 anos e meio, máxima 5 anos
O Curso prevê:
*1 – Direitos Humanos, em atendimento ao disposto no Parecer CNE/CP N° 8, de 06/03/2012, que originou a Resolução CNE/CP N° 1, de 30/05/2012.
*2 – Educação das Relações Étnico-Raciais, História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena, em atendimento a Lei Nº 9.394/96, com a redação dada pelas Leis Nº 10.639/2003 e N° 11.645/2008, e da Resolução CNE/CP N° 1/2004, fundamentada no Parecer CNE/CP Nº 3/2004.
*3 – LIBRAS, em atendimento ao Decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005.
*4 – Educação Ambiental, em atendimento a Lei nº 9.795 e o Decreto Nº 4.281, ofertada em cursos de extensão a cada semestre letivo.
*5 – Formação Inicial em Educação a Distância
– Curricularização da extensão prevista na matriz curricular com 10% do curso.
– Carga horária total com 2.000 horas relógio.
– Atividade de prática profissional supervisionada – APPS.