Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica, em Nível Superior (2001) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (2005/2006), o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura, da UniEnsino, destaca, para a formação do licenciado em Pedagogia:
As competências e habilidades desse profissional são as seguintes:
• O conhecimento da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania.
• A pesquisa, a análise e aplicação dos resultados de investigações de interesse da área educacional.
• A participação na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino.
• O desenvolvimento de competências relacionadas ao comprometimento com os valores estéticos, políticos e éticos, constantes da sociedade democrática.
• O desenvolvimento de competências referentes à compreensão da função social da Escola, que atenda às novas exigências colocadas pelas demandas sociais e pelos avanços da ciência e tecnologia.
• O desenvolvimento de competências relacionadas aos conteúdos a serem socializados, dando uma sólida formação teórica que garanta novas formas de abordagem da relação teórico-prático, do trabalho coletivo e interdisciplinar e da gestão da escola.
• O desenvolvimento de competências referentes ao gerenciamento do próprio aperfeiçoamento profissional, contínuo, em espaços escolares e não escolares.
• O desenvolvimento de competências referentes ao processo de investigação que possibilite o aperfeiçoamento da prática pedagógica.
• Conhecimentos e competências para o desenvolvimento profissional (incluindo cultura geral e profissional, conhecimentos sobre crianças, jovens e adolescentes; conhecimentos adquiridos pela experiência e pelos fundamentos teóricos).
As práticas profissionais estão profundamente alicerçadas na Atividade Acadêmica Supervisionada, onde o aluno arregimenta informações da realidade onde está inserido e as alia aos conteúdos programáticos na construção e reconstrução do saber. Como estão envolvidas a consecução de objetivos e a avaliação do processo formativo, o aluno é levado a apresentar desempenho consoante a ações profissionais plenas.
Por outro lado, em cada unidade curricular há a possibilidade de emprego de seus conhecimentos em função da análise crítica e também profissional tanto do que se registra na bibliografia ao qual tem acesso assim como nos encontros que assiste; o aluno se profissionaliza a partir do momento que desenvolve senso crítico como um profissional – a cada momento que é confrontado com a realidade e a ela responde, indaga, reage e avalia.
Disciplina |
História da Educação |
Psicologia do Desenvolvimento |
Ciências da Educação |
Atividades Extensionistas I |
Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs |
Atividades Complementares I |
Filosofia da Educação |
Psicologia da Aprendizagem |
Atividades Complementares II |
Atividades Extensionistas II |
Língua Portuguesa |
Fundamentos da Educação Infantil |
Alfabetização e Letramento |
Sociologia da Educação |
Atividades Extensionistas III |
Atividades Complementares III |
Estágio Supervisionado I – Observação e Planejamento da Prática Pedagógica |
Jogos, Recreação e Dinâmicas de Grupo |
Currículos e Programas |
Legislação e Políticas da Educação Brasileira |
Didática |
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa |
Avaliação da Aprendizagem |
Metodologia do Ensino da Arte |
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica |
Atividades Extensionistas IV |
Estágio Supervisionado II – Educação Infantil |
Atividades Complementares IV |
Metodologia do Ensino da História e Geografia |
Atividades Extensionistas V |
Atividades Complementares V |
Estágio Supervisionado III – Educação Infantil |
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS |
Planejamento Educacional |
Literatura Infanto-Juvenil e Contação de Histórias |
Optativa |
Atividades Complementares VI |
Atividades Extensionistas VI |
Estágio Supervisionado IV – Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
Metodologia do Ensino da Matemática |
Metodologia Científica |
Metodologia do Ensino de Ciências |
Práticas Pedagógicas – Brinquedoteca |
Metodologia do Ensino da Educação de Jovens e Adultos |
Educação Ambiental |
Atividades Extensionistas VII |
Metodologia do Ensino da Educação Física |
Educação Especial e Inclusiva |
Estágio Supervisionado V – Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
Atividades Complementares VII |
Transtornos e Dificuldades da Aprendizagem |
Organização do Trabalho Pedagógico |
Psicomotricidade |
TCC – Trabalho de Conclusão de Curso II |
Direitos Humanos, Relações Étnicos-Raciais, História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena |
Atividades Complementares VIII |
Atividades Extensionistas VIII |
Eletivas |
OPTATIVA – PROCESSOS COGNITIVOS |
OPTATIVA – ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL |
OPTATIVA – MATEMÁTICA ELEMENTAR |
Total de carga horária : 3470 |